Pesquisar este blog

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Asma vista pela TERAPIA FLORAL

Condição que se caracteriza por acessos recorrentes de dispnéia paroxística, tosse, espirros, escarro mucoso e sensação de constrição. As alterações patológicas constam de espasmos bronquiolar, edema da mucosa, hipertrofia dos elementos glandulares e secreção de substância mucinóide.

Simboliza a carência afetiva ocorrida nos primeiros momentos de vida. É uma reprodução da aflição experimentada pela pessoa ao nascer, enquanto bebê, e é equivalente à angústia. A asma representa o medo da criança de perder o amor maternal. 
A crise expressa a dor, o rancor e o temor de deixar de ser amado - um grito dirigido à mãe, na procura de ajuda.
Outro aspecto importante é que, na crise asmática, o indivíduo sente que não pode incorporar nem expulsar, de tal modo que se aflige pela incapacidade de não saber o que fazer com o amor, simbolizado, nesse caso, pelo ar. Aflige-se tanto com a falta como com o excesso de amor.
É muito comum naqueles que têm um plexo solar extremamente ativo e, por isso, são sensíveis à atmosfera, tanto de um espaço físico quanto a que circunda outras pessoas.
Outro fator é a dificuldade em expressar emoções por medo das reações dos outros, isto é, ocorre frequentemente em indivíduos cuja expressão criativa é abortada pelos que o cercam, quando são criticados, desprezados ou mostram ansiedade, sobretudo no momento em que querem dividir uma realização nova.

Florais de Bach que podem ajudar são: Chicory; Heather; Star of Bethlehem; Agrimony; Gorse; Holly; Sweet Chestnut; Aspen; Crab Apple; Cherry Plum; Mimulus; Pine.


Janice Angelotti
Terapeuta Floral

.~.~.~.~.~.~.~.


Nenhum comentário: