Pesquisar este blog

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Jasminum - Floral do Sistema de Minas

Nome popular: Jasmim-branco, Jasmim-da-china, Jasmim-da-espanha, Jasmineiro, Jasmim-dos-poetas.
O Jasmim é uma planta nativa da Pérsia, é um arbusto, em touceira, suas flores são alvíssimas e exalam um perfume intenso, com forte capacidade sugestiva, mas ao mesmo tempo efêmero e ilusório. Suas flores brancas assemelham-se a pequenas pombinhas anunciando também a chegada da paz...após um parto doloroso de uma nova terra, de um novo eu. A essência floral Jasminum propõe a personalidade um renascimento. O Jasmim é uma planta de Lua. Exala abundantemente seu inebriante e delicioso perfume de forma especial nas noites de lua cheia.
Simbolismo: No mito indiano, o deus do amor, Kama, coloca flores de Jasmim na ponta de suas flechas para atingir o coração pelos sentidos e ilusões. Não é sem razão que o Jasmim pode ser reescrito como "Jaz mim", onde "jaz" quer dizer "morto" e "mim" significa "eu", ou seja, "a morte do próprio eu" e por conseguinte, seu renascimento ou sua transformação. A essência trabalha um novo renascimento, ou rebatismo, uma intervenção viva e sadia da personalidade. Popularmente usa-se a infusão das flores para combater a inflamação dos olhos, as conjuntivites, o que acentua a ligação da planta com a visão da realidade de si mesmo. As ondulações arquetípicas do Jasmim ressonam com os processos transformativos da água. É uma essência que liga-se diretamente com o batismo espiritual para o nascer de novo ou o nascer de Cristo, então sua imagem arquetípica mais cristalina é o Batismo de Jesus Cristo no Rio Jordão.
Indicação: Para quando há a necessidade e o desejo de romper com auto-ilusões. Essas auto-ilusões se formam no decorrer da vida da pessoa quando ela continua identificada com padrões que já não servem, com aspectos materiais ou exteriores a si. Portanto, essa é uma essência adequada quando há uma procura por transformação de hábitos, costumes, padrões psicológicos, auto-imagem e crenças pessoais. É uma essência que promove o novo renascimento do ser, pois favorece a emersão de conteúdos do inconsciente que vão confrontar, transformar e reorganizar os velhos padrões mentais nos quais o indivíduo se via prisioneiro. Para os que buscam olhar para dentro de si como forma de se desenvolver espiritualmente. Útil nos tratamentos de obesidade, de psicopatologias e durante a adolescência. A essência é proveitosa em qualquer etapa e gradação de conflitos, onde o cerne seja a auto-ilusão.
A essência fara a pessoa olhar para si mesma e despojar-se do fardo que é a ilusão, trazendo conforto, é um guia confiável rumo aos domínios interiores da alma.


Janice Angelotti
Terapeuta Floral
(41)9672-9962
janiceastamm@hotmail.com

<>::><::<>::><::<>

Nenhum comentário: